Por que a Alemanha busca tornar o inglês sua segunda língua?

A Alemanha é um dos países líderes da União Europeia, com forte economia e comércio internacional.

Nesse contexto, a fluência em inglês é fundamental para a interação com outros países e para o sucesso nos negócios.

Além disso, muitas empresas alemãs têm escritórios e filiais em outros países, principalmente em países de língua inglesa, o que aumenta a necessidade de comunicação em inglês.

Segundo um estudo realizado pela Comissão Europeia, apenas 13% dos alemães têm habilidades linguísticas em inglês suficientes para trabalhar em um ambiente internacional. Isso dificulta a entrada de muitos alemães no mercado global e prejudica a economia do país.

Portanto, tornar o inglês uma segunda língua oficial ajudaria a promover a aprendizagem da língua desde cedo, aumentando a fluência dos alemães em inglês e, consequentemente, melhorando sua participação em negócios internacionais.

No entanto, é importante ressaltar que essa proposta é polêmica e enfrenta resistência de alguns setores, que defendem a valorização do alemão e de outras línguas europeias.

A seguir, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o motivo da Alemanha procurar tornar o inglês sua segunda língua.

Cenário atual político alemão em relação à imigração e ao inglês

Organizações comerciais e políticas na Alemanha são fortes defensores do inglês como segunda língua.

O Partido Democrático Livre e a Associação das Câmaras Alemãs de Indústria e Comércio afirmam que o inglês deveria ser suficiente em muitas corporações alemãs porque é a língua comercial internacional dominante.

O presidente da associação, Peter Adrian, acredita que seria do interesse do governo alemão que os estrangeiros pudessem se comunicar com a burocracia alemã pela primeira vez em inglês, em vez de alemão.

A comissão de cargos administrativos, no entanto, rejeitou a proposta e escolheu o alemão como língua oficial da nação para garantir a legitimidade das portarias e leis.

Motivos para Alemanha ter o inglês como segunda língua oficial

1. Comércio Internacional

A Alemanha exige o inglês como segunda língua oficial principalmente por causa do comércio internacional.

A Alemanha é a quarta maior economia do mundo e líder em exportações com uma balança comercial considerável.

Muitas empresas alemãs conduzem negócios em inglês com parceiros em todo o mundo, com o inglês servindo como a língua comercial internacional de fato.

Na realidade, a Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria descobriu que mais de 50% das empresas alemãs consideram a proficiência em inglês extremamente importante para conduzir negócios no exterior.

Portanto, o sucesso comercial alemão e a manutenção de sua competitividade econômica global dependem de sua capacidade de se comunicar efetivamente em inglês.

2. Turismo

A principal indústria da Alemanha é o turismo, sendo que um número considerável de viajantes passam suas férias no país.

O Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha informa que, em 2019, o turismo contribuiu com cerca de 391 bilhões de euros para a economia nacional e trabalhou com cerca de 3,2 milhões de pessoas. Como muitos desses visitantes são de países onde o inglês é amplamente falado ou o idioma principal, a falta de proficiência no idioma pode atrapalhar a conversa, levar a mal-entendidos e prejudicar a experiência do visitante.

Além disso, a capacidade do visitante de falar com a equipe médica e médicos em uma situação de emergência, como uma doença ou acidente, pode ser prejudicada pela falta de proficiência no idioma inglês. Como resultado, pode haver riscos de segurança para os visitantes, o que pode prejudicar a imagem do país como local de viagem.

A Alemanha pode melhorar a experiência do viajante e avançar no setor de viagens e turismo adicionando o inglês como segunda língua legal.

Isso inclui oferecer informações em inglês sobre atrações turísticas, opções de hospedagem e restaurantes, além de ensino de inglês para funcionários do setor de turismo.

O resultado é que pode ajudar a aumentar a popularidade e a lucratividade do turismo, ao mesmo tempo em que melhora a reputação da Alemanha como destino turístico e mantém sua competitividade na economia mundial.

3. Educação

Como o inglês é a língua predominante no ensino superior, muitos estudantes estrangeiros optam por estudar na Alemanha.

A educação estaria mais amplamente disponível e a integração de alunos de outros países seria facilitada pela adição do inglês como segunda língua oficial.

4. Ciência e Tecnologia

Muitos estudos são divulgados em inglês porque a Alemanha é líder global em ciência e tecnologia.

Seria mais fácil para pesquisadores de todo o mundo se comunicarem e trabalharem juntos se o inglês fosse a segunda língua jurídica.

5. Diplomacia

A língua predominante usada na diplomacia estrangeira é o inglês. A Alemanha poderia se envolver em negociações internacionais e se comunicar com outras nações com mais sucesso se o inglês fosse a segunda língua oficial.

6. Competitividade

A Alemanha precisa se comunicar com clientes e parceiros de negócios em todo o mundo para manter seu lugar no mercado internacional porque é uma nação altamente competitiva.

7. Migração

Um número crescente de estrangeiros vive na Alemanha, e muitos deles são alunos de inglês.

Seria mais fácil para esses imigrantes se integrar à cultura alemã e melhorar sua capacidade de comunicação e participação na vida pública se o inglês fosse reconhecido como segunda língua oficial.

alemanha-ingles-segunda-lingua Como seria a Alemanha caso tivesse o inglês como segunda língua oficial?

A sociedade alemã sofreria um impacto significativo se o inglês se tornasse a segunda língua oficial do país.

A economia alemã se beneficiaria muito com outro ponto intrigante, pois possibilitaria uma maior integração com os mercados internacionais de língua inglesa, ampliando as possibilidades de negócios.

O inglês também é o idioma mais usado nas áreas de negócios, ciência e tecnologia, tornando-o o idioma comum em muitas ocupações.

A Alemanha é uma nação altamente industrializada e tecnologicamente sofisticada, por isso muitos negócios e áreas científicas dependem da proficiência em inglês para colaboração internacional.

Além disso, adicionar o inglês à lista de idiomas oficiais na Alemanha melhoraria a capacidade do país de interagir com turistas e outros visitantes estrangeiros, tornando mais simples e confortável para eles conversarem em circunstâncias normais.

A adoção do inglês como segunda língua legal, no entanto, pode tornar mais difícil manter a língua e a cultura alemãs. Enquanto alguns podem se opor à ideia de falar principalmente em inglês, outros podem apoiá-la como uma forma de aumentar a conectividade da Alemanha com o resto do mundo.

Além disso, a Alemanha já possui um alto nível de proficiência em inglês e é classificada como o 10º melhor país do mundo para o inglês como segunda língua, apesar do debate sobre os efeitos culturais e sociais de adicionar o inglês como segunda língua oficial na Alemanha.

Por fim, curtiu o conteúdo sobre como por que a Alemanha busca tornar o inglês sua segunda língua? Fica mais um pouco e não deixe de conferir o blog para estar sempre conectado com novidades sobre inglês.

 

 

Rate this post


Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...