As melhores escolas bilíngues do Brasil

Atualizado em 20/12/2023

A cada dia que passa o mercado demanda mais profissionais com mais do que um idioma materno, por isso é natural que o número de escolas bilíngues no Brasil vem aumentando, já que os pais desejam preparar seus filhos o quanto antes para encarar as exigências para se conseguir um bom emprego.

Aliás, dominar mais do que a sua língua materna abre um oceano de possibilidades que vai além de ter mais chances de ser empregado, pois uma segunda língua permite viajar e conhecer os mais diversos países e culturas.

Tem interesse em conhecer as melhores escolas bilíngues do Brasil?

Então, vem com a gente e descubra quais são as melhores escolas bilíngues do Brasil em 2024 , suas características e muito mais.

1. Stance Dual School

A Stance Dual é uma escola multicultural e bilíngue que abriu suas portas em 1990 e já formou centenas de jovens em seus programas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A iniciativa educacional da Stance Dual promove o desenvolvimento social, emotivo e intelectual dos alunos em um ambiente acolhedor e cercado por um verde urbano diferenciado, totalmente preparado para as fases seguintes de sua formação.

A questão da formação cultural bilíngue se estende aos estudos de espanhol (a partir do segundo ano) e outras disciplinas, como Libras (opcional para EF2).

A capacidade de prolongar o horário escolar para permanecer na escola em tempo integral ou esperar que os irmãos terminem é outro benefício significativo da Stance.

Para desenvolver a mentalidade empreendedora, os alunos podem participar de diversas atividades extracurriculares terceirizadas ou permanecer no Clubinho sem custo adicional.

Eles também podem se inscrever em outros cursos, como artesanato, horta e TED-ED.

2. Brazilian International School

A Brazilian International School foi fundada com mais de 20 anos de experiência em educação com o objetivo de oferecer educação bilíngue para crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio, garantindo uma formação acadêmica de qualidade e fluência natural em português e inglês.

O programa atende a estudantes brasileiros e internacionais, promovendo um ambiente de aprendizagem pluralista e diversificado.

Uma equipe treinada e dedicada a uma educação global preparou meticulosamente currículos completos para introduzir os alunos ao aprendizado de ambas as línguas.

A Brazilian International School é membro do Bahema Educação, um consórcio brasileiro de educação que une instituições acadêmicas dedicadas a preparar os alunos com as habilidades e conhecimentos necessários para contribuir com responsabilidade e consciência na transformação do mundo, desde 2019.

melhores-escolas-bilingues-brasil3. Tic Tac Toe

Quando uma escola como a Tic Tac Toe incorpora o uso de uma segunda língua em seu currículo, não apenas nas aulas ministradas em inglês ou em outra língua, mas também quando a língua é usada em todas as situações rotineiras que ocorrem dentro do ambiente escolar, então essa escola tem ganhou o direito de ser chamada de escola bilíngue.

4. Escola Suíço-Brasileira

A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo oferece uma educação bilíngue de alto padrão que oferece aos alunos as ferramentas necessárias para se destacar dentro e fora do Brasil, além de uma forte base cultural, por isso merece estar na nossa lista sobre as melhores escolas bilíngues do Brasil.

Essa escola oferece ensino semi-integral da Educação Infantil ao Ensino Médio, utilizando o calendário brasileiro.

Atualmente, a Escola Suíço-Brasileira tem 760 alunos, sendo 80% deles brasileiros. Professores de várias nações, incluindo suíços e brasileiros, compõem o corpo docente.

O currículo agora abrange inglês, francês e espanhol, além de instrução bilíngue em português e alemão.

O bairro do Alto da Boa Vista, cercado por uma vegetação exuberante, é onde fica a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo. Em um terreno de 13.000m2, existem 8.500m2 de construções.

Os alunos também obtêm uma variedade de diplomas e certificados de proficiência linguística, além do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, bem como o Diploma de Bacharelado Internacional (IB), que lhes dá entrada em muitas faculdades estrangeiras.

O Governo Suíço, o Cantão Patrono de Basileia e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reconhecem e apoiam a Escola Suíço-Brasileira.

5. Ttwice

A Escola Bilíngue Ttwice é composta por três escolas distintas: creche, jardim de infância e escola primária.

A escola se orgulha de ser uma extensão da casa de cada família pelo ambiente acolhedor e convidativo que criamos aqui e o fato de prestarmos atenção especial às qualidades únicas que cada criança possui.

Mãe de filhos bilíngues, a Dra. Christiane Corrêa Salles viu a necessidade de criar uma escola moderna, voltada para o futuro e que integrasse conceitos de sua experiência na educação infantil em língua inglesa com a realidade brasileira e mundial. Isso levou à fundação da escola há dezesseis anos.

6. Pan American School of Bahia

Como o inglês é o meio de educação principal da Pan American School of Bahia, incluindo ensino fundamental, médio e médio, os únicos cursos que estão isentos dessa regra são aqueles ministrados em espanhol e português, bem como História e Geografia do Brasil e Estudos Sociais Brasileiros.

Os alunos também são incentivados a falar inglês fora da sala de aula e têm a oportunidade de “viver” o idioma através da experiência de viver juntos em um ambiente composto por pessoas de muitos países diferentes.

O ano letivo terá 200 dias e incluirá uma variedade de eventos acadêmicos, culturais e esportivos que ocorrerão aos sábados. Isso satisfará os padrões do Brasil e dos Estados Unidos.

Por fim, o ano acadêmico nos Estados Unidos começa no início de agosto e continua até meados de dezembro (1º semestre), e depois continua do final de janeiro até meados de junho (2º semestre).

7. Escola das Nações

Para acabar nossa lista sobre as melhores escolas bilíngues do Brasil temos a Escola das Nações que é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mista e bilíngue (português e inglês) que atua em escala global. O Ministério da Educação do Brasil e a Cognia o credenciam em nível nacional e internacional.

Seus idealizadores pretendiam que fosse um ambiente multicultural e acreditam ser a primeira escola internacional no Brasil a utilizar a abordagem bilíngue.

Essa escola busca estreitar laços e preparar os alunos para se tornarem cidadãos globais, oferece treinamento de imersão em espanhol, além do ensino de inglês como segunda língua, criando gerações fluentes em três idiomas que podem se inspirar para ampliar a compreensão e o respeito pelas outras 29 nacionalidades que compõem a comunidade escolar hoje.

Além disso, a Escola das Nações tem um programa acadêmico multilíngue muito focado no aprimoramento dos valores morais, serviço comunitário, esportes e artes. oferece aulas de nível universitário que preparam os alunos para carreiras.

Por fim, é muito interessante este artigo sobre as melhores escolas bilíngues do Brasil em 2024, não é mesmo?

Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!

 

4.2/5 - (41 votes)


Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...