Coronavírus | Oportunidades no Brasil para Estudar e Imigrar

POR QUE O CORONAVÍRUS PODE SER UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ ESTUDAR OU IMIGRAR?

PassportÉ a oportunidade que cria a experiência e justamente por isso falaremos mais sobre imigrar e estudar em meio ao surto de coronavírus pelo mundo a fora!

Em poucos dias a pandemia do coronavírus criou um alarde mundial, fazendo com muitas pessoas começassem a adotar medidas de isolamento social.

Com isso, milhares de pessoas estão preferindo ficar reclusas em casa para evitar a disseminação da doença.

Porém, como estagnar todos os planos em função da pandemia? No caso de quem está se planejando há meses para estudar no exterior ou imigrar, o que fazer?

Uma coisa é fato, as novas medidas de segurança devem ser levadas a sério, mas isso não significa que você precise desistir de seus sonhos, concorda?

Então, como o coronavírus pode se tornar uma oportunidade única para estudar fora do país ou até mesmo solicitar um visto de imigração?

A resposta para essas perguntas é simples: esteja preparado e com certeza ganhará muita experiência no exterior!

Quer saber do que estamos falando? Continue lendo essa matéria e descubra tudo sobre as oportunidades de estudo e trabalho durante esse momento de crise!

ÍNDICE DE CONTEÚDO:

– Entenda como o coronavírus pode se tornar uma oportunidade

– As universidades e órgãos de imigração estão funcionando?

– O que muda para quem quer morar, trabalhar ou visitar o exterior durante a crise?

Enfermeira

Entenda como o coronavírus pode se tornar uma oportunidade

 

Ao contrário do que muitos pensam, a crise do Coronavírus pode ser justamente o empurãozinho que faltava para ir ao exterior.

Ah, mas não é momento de ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas e assim diminuir a exposição e disseminação do vírus? Sim, mas também não!

Pense conosco: quando você enfrenta algum problema ou crise em seu trabalho ou vida pessoal, você gosta de resolver tudo sozinho(a) ou toda ajuda é bem-vinda?

Se você respondeu que a ajuda de outras pessoas pode ser válida, então você já entendeu sobre o que estamos falando…

É justamente neste momento que as grandes instituições, público e privadas, mais estão precisando de reforços.

Por isso, se você quer estudar fora do Brasil ou ter seu visto de imigração aprovado, a hora é agora!

 

Imigrar para o canadá é um bom exemplo disso, visto que, normalmente, menos de 1% dos imigrantes brasileiros conseguem se qualificar para trabalhar no país.

Segundo o consultor e especialista em processos de imigração Ed Santos, dos 160 mil imigrantes que desembarcaram no Canadá para imigração, apenas 1.200 eram brasileiros.

Mas, o que isso tem a ver com oportunidade? É simples!

De acordo com dados de 2018 do relatório do IBGE canadense, o Canadá tem uma grande deficiência no setor de trabalho, pois conta com mais de 480 mil vagas em aberto.

Áreas como saúde, marketing, finanças, administração pública, engenharia, arquitetura, tecnologia da informação e recursos humanos tem grande demanda no país.

Sendo assim, se você tem bom domínio da língua inglesa, boa formação acadêmica ou experiência profissional, tem grandes chances de conseguir uma vaga para trabalhar e estudar no exterior.

 

As universidades e órgãos de imigração estão funcionando?

As medidas de prevenção contra o coronavírus ao redor do mundo estão sendo bem exigentes, a fim de manter a saúde pública.

Dentre as preucações tomadas estão o fechamento de fronteiras entre os países, suspensão de aulas em universidades e instituições educacionais e até mesmo a paralisação de alguns órgãos públicos.

Tudo isso obviamente afeta a rotina das pessoas, especialmente para quem estava concorrendo à bolsas para estudar fora do país ou tentando a chance para imigrar.

Contudo, como mencionamos anteriormente, muitos países estão a busca de talentos nesse momento de crise.

Alguns países da Europa estão fechando todos e quaisquer locais que possam conter grande aglomeração de pessoas, como estádios, restaurantes, salões de beleza, escolas, entre outros.

Nesse sentido, a grande maioria das universidades estrangeiras está com suspensão das aulas, ou seja, não há como tentar um intercâmbio no exterior nesse momento. Porém quando os processos de seleção forem abertos haverá uma menor concorrência.

Com relação ao processo de imigração, a maioria dos consulados no Brasil e as embaixadas no exterior cancelaram entrevistas à pessoas que estão em busca do visto de imigrante.

Assim, por mais que as universidades e escolas no exterior e aqui no Brasil estejam paralisadas e os eventos internacionais suspensos, você pode e deve continuar se preparando em casa.

O que muda para quem quer morar, trabalhar ou visitar o exterior durante a crise?

Como mencionado, as oportunidades durante a pandemia do coronavírus são muitas, mas isso não quer dizer que sejam tão fáceis.

Uma vez que a maioria das instituições e órgãos públicos estarão com suas atividades suspensas, é preciso estar atento ao que muda na prática.

Assim, para quem está com viagem marcada para o exterior, a recomendação é de que, se possível, seja feito o adiamento ou cancelamento.

O motivo é justamente devido ao fechamento de fronteiras em todo o mundo, pois os países no exterior estão suspendendo a emissão de vistos para turistas, avaliando quem entra e sai do país, enfim.

Em casos em que adiar ou cancelar não seja possível (viagem de trabalho, por exemplo), é preciso tomar todo os cuidados preventivos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com relação a quem estava programado para morar fora do país, por exemplo, quem deseja imigrar para o canada, a situação não muda muito da mencionada acima.

Porém, deve ser avaliado cada caso, para ver a situação da pessoa que está pleiteando o processo, bem como analisar as condições do local para imigração.

Já para trabalhar no exterior a situação está um pouco mais favorável, especialmente para os profissionais emergentes no caso da pandemia, como enfermeiros, médicos, entre outros da área da saúde.

Assim, de modo geral, estão sendo proibidos de entrar em países estrangeiros pessoas advindas de países afetados pela pandemia, como é o caso do impedimento de viajantes procedentes da China.

Mas, independentemente de quanto tempo dure essa paralisação e suspensão de atividades, você deve aproveitar ao máximo da quarentena para se preparar e retomar seus planos com força total!

Nossas dicas para essa missão é se preparar com cursos online, intensificar seu preparatório para os testes de proficiência e aprofundar seus conhecimentos culturais sobre o país que deseja estudar/morar/trabalhar.

No mais, muito cuidado e preucação com as medidas preventivas de higiene e distanciamento social!

 

 



Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...