Counseling

Para aqueles que ainda não conhece, o Counseling, a qual é uma palavra de que tem sua origem inglesa, possui como significado aconselhamento, ou seja, normalmente ocorre quando duas pessoas se interagem, como o caso de algum profissional especializado e um cliente.

Assim, tal profissional possui a intenção de ajudar os seus clientes nas suas escolhas tanto pessoais como profissionais. Dessa forma, tais clientes estão em busca de respostas e sugestões.

Portanto, o Counselor deve ser um profissional muito qualificado, ou seja, que possua uma ótima capacidade para ajudar outras pessoas em diversos níveis, sendo capaz de indicar caminhos, soluções, possibilidades e procurar sugerir certas alternativas.

Saiba mais sobre o Counseling

Normalmente, o Counseling tem como princípio aconselhar e ajudar pessoas garantindo alguns recursos importantes para que elas sejam capazes de resolverem os seus devidos problemas, isto é, é uma técnica que ajuda as pessoas a se ajudarem propriamente.

O surgimento desta técnica surgiu nos Estados Unidos mais ou menos no ano de 1950, e chegou a Europa no ano de 1970, onde as pessoas que necessitavam de ajuda eram o foco principal, e não somente os problemas que elas apresentavam, dessa forma, existia um grande relacionamento humano.

Como funciona o Counseling?

Em relação ao funcionamento do Counseling, este possui como obrigação proporcionar as pessoas que o procuram, uma forma de desvios de obstáculos, garantindo-lhes o sucesso.

Geralmente, estes são muito procurados em momentos de crise, quando as pessoas acabam se encontrando sem saída e acabam necessitando de alternativas rápidas para situações que precisam ser resolvidas imediatamente.

Sendo assim, aqueles que procuram o Counseling estão sempre buscando ajuda para solução de imediatismos, pois geralmente acha que não terão tempo o suficiente para conseguir resolver algo.

Com isso, as funções do Counseling aproximam muito essa profissão do Coaching, pois ele é capaz de fazer que aconteçam algumas mudanças na vida das pessoas. Entretanto, existe uma diferença entre essas duas profissões.

Entretanto, o Coaching é uma profissão de gestão de pessoas, ou seja, ele é capaz de proporcionar orientações para que os clientes sejam encorajados quanto aos seus objetivos e procurem seguir em frente para alcança-los, sempre garantindo conquistas e realizações.

Além disso, o Coaching é capaz de ajudar pessoas em seus processos de desenvolvimento tanto pessoal como profissional, onde promovem sessões para serem estruturadas ações que os clientes desejam realizar.

Já o Counseling é considerado como uma atividade pontual, ou seja, ocorre através de uma pessoa conselheira, sendo procurado para ajudar pessoas em situações ou alguns problemas bem mais específicos, onde estas necessitam em tomar certas decisões importantes.

Este é então muito procurado principalmente para processos em que as pessoas precisam organizar suas oportunidades para que consigam se desenvolver nas suas carreiras profissionais, podendo ainda ser muito procurado por jovens que estão começando as suas buscas profissionais.

Além de ser uma profissão bastante semelhante com o Coaching, este ainda possui semelhança com o Mentoring, o qual é um profissional com muita experiência em certa área, e que procura a partir dos seus conhecimentos, auxiliar e orientar na formação de um novo profissional.

Geralmente, este é mais procurado por pessoas que já possuem certa experiência no que fazem, mas que necessitam de uma determinada orientação em certa área, ou precisam ser auxiliados em algumas situações relacionados as suas áreas.

Com isso, essas três modalidades apesar de terem as suas particularidades e uma diferença que muitas vezes não é clara, podem acabar sendo consideradas muito interligadas, pois garantem o mesmo objetivo, ou seja, ajudar pessoas nos seus desenvolvimentos, sendo capazes de orientar e auxiliar nas suas construções de vida tanto pessoal como profissional.

Portanto, o Counseling é um profissional que possui uma grande capacidade para ajudar diversas pessoas em diferentes situações e níveis das suas vidas, seja ela emocional, profissional ou educacional.

Sendo assim, o Counseling é um profissional que garante um processo totalmente focalizado, geralmente em limitado tempo e para situações bastante especificas, ajudando diversas pessoas a conseguirem solucionar os seus problemas e, assim alcançarem todos os seus objetivos de uma forma bem mais racional e conforme a capacidade e limitação de cada um.

leve hoje mesmo a LBE School para sua empresa