Cremers -RS alerta sobre procedimentos estéticos invasivos por não médicos

A população foi alertada pelo Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul) sobre os perigos das operações estéticas invasivas realizadas por não médicos, proibidas pela Lei 12.842/2013 (Lei do Ato Médico).

Somente dermatologistas ou cirurgiões plásticos devem realizar esses tratamentos, e eles devem ser realizados em ambientes adequados e seguros, com sistemas de suporte à vida.

Para diminuir o risco de dificuldades, Cremers ressalta a necessidade de comprovar a formação do profissional, conseguir encaminhamentos, afastar-se de locais sem infraestrutura adequada ou fazer promessas financeiras questionáveis.

Aliás, 532 denúncias de prática médica ilegal foram recebidas pelos Cremers nos últimos 12 meses; essas alegações eram principalmente sobre tratamentos cosméticos, harmonização corporal e uso de hormônios.

Para prevenir a prática não autorizada da medicina e garantir a segurança da população e o acesso à saúde de qualidade, o Cremers colabora com o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil.

 

Fonte: Rede Pampa 

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

Rate this post


Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...