Cursos para ser professor de inglês: como ter uma carreira na área?

As dúvidas de quem quer ser professor de inglês

Não são poucas as pessoas que têm familiaridade com a língua inglesa, visto que ela se tornou o idioma universal.

Porém, se você quer, além de ser fluente, ajudar outros interessados a se tornar proficientes, talvez seja a hora de investir em cursos para ser professor de inglês.

  • Preciso fazer faculdade?

  • Qual é o curso mais indicado: Letras ou Tradução?

  • Posso apenas ter me formado no curso de inglês?

  • Quanto posso ganhar por hora/aula?

Esses são os maiores questionamentos de quem está pensando em se tornar professor de inglês, não é mesmo?

São muitos fatores que devem ser considerados antes de uma escolha de carreira e este artigo é uma forma de ajudar você a tomar uma boa decisão rumo ao sucesso!

Fazer ou não fazer faculdade?

Opção 1: se você quer dar aulas em escolas de idiomas

Se você busca cursos para ser professor de inglês com o objetivo de ser professor em uma escola de idiomas, saiba que a maioria delas não exige que você tenha se formado em Letras ou em Tradução.

O foco dessas instituições é a fluência do candidato, ou seja, a espontaneidade com que ele se comunica, sua extroversão e capacidade de estimular os alunos a participarem das aulas.

Elas também costumam exigir um certificado de proficiência, como o TOEFL ou o IELTS, que são os mais conhecidos mundialmente.

Cada escola de idiomas estabelece a nota mínima para que o candidato a professor concorra a uma vaga.

Por isso, se você não tirou um 9 ou um 8 no IELTS, que são as notas máximas, mesmo assim você pode conseguir uma chance para dar aulas em cursos de inglês; basta encontrar uma que aceite nota 7.

Enquanto isso, continue estudando, refaça a prova e muito provavelmente conseguirá uma nota excelente, o que o tornará apto a assumir turmas nas escolas de inglês mais exigentes.

Opção 2: se você quer dar aulas em escolas públicas e particulares

Procurando cursos para ser professor de inglês para alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio?

Então, você obrigatoriamente deverá fazer uma faculdade de Letras com dupla habilitação, ou seja, Português-Inglês, na modalidade Licenciatura.

O licenciado em Letras (Português-Inglês) é o profissional autorizado a lecionar em estabelecimentos mais tradicionais, como as escolas privadas regulares.

Ele também é apto a concorrer e assumir vagas em escolas do governo por meio de concurso público.

Note que os candidatos que optam pelo Bacharelado em Letras não podem assumir vagas como professores em concursos, pois sua grade curricular não inclui as disciplinas relacionadas a didática em sala de aula, psicologia da educação, filosofia da educação e fundamentos das leis brasileiras relacionadas ao ensino.

Se você tiver Licenciatura em Letras e quiser dar aulas em cursos de idiomas, é possível também.

Nesse caso, você será elegível a cargos de coordenadoria e direção, o que certamente significará um grande upgrade na sua carreira.

Opção 3: dar aulas em faculdades e universidades

Vimos até aqui os cursos para ser professor de inglês em escolas de idiomas e em instituições para crianças e adolescentes… Mas, e quanto ao Ensino Superior?

Que tipo de certificação um aspirante a professor universitário deve procurar?

Se a sua intenção é lecionar para jovens e adultos em uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade, você deverá, em primeiro lugar, cursar Letras (Português-Inglês), seja Licenciatura ou Bacharelado. Em seguida, é preciso cursar uma pós-graduação, seja lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e, na sequência, doutorado).

As especializações têm a duração média de 1 ano e meio e as aulas costumam ocorrer em dois dias da semana ou no fim de semana; no fim desse período, é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso diante de uma banca examinadora composta por professores de graduação e pós-graduação.

Já os mestrados têm 2 anos de duração e suas aulas ocorrem durante a semana, geralmente em horário comercial, o que infelizmente inviabiliza a presença de muitos professores.

No fim do mestrado, a aprovação está condicionada à apresentação e aprovação de uma dissertação de mestrado.

O doutorado, assim como o mestrado, ocorre durante a semana, e sua duração é de 4 anos. Durante esse período, o aluno deve escrever sua tese de doutorado, na qual apresentará à comunidade científica as suas contribuições pessoais sobre um tema relevante e com base em autores expoentes do ramo.

Fazer uma especialização ou um mestrado?

No mercado de trabalho atual dos cursos para ser professor de inglês, os professores doutores são os mais valorizados e disputados. Sua hora/aula pode chegar a R$ 165! Os professores que são mestres podem vir a ganhar esse mesmo valor, dependendo da universidade. Os professores especialistas, por sua vez, ganham bem menos. 

No começo da carreira, todos os professores universitários enfrentam um caminho pedregoso: os doutores podem ser obrigados a se contentar com meros R$ 17 por hora. Todos os valores citados são oficiais e foram extraídos do Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo).

Portanto, se você sente que tem a vocação para o ofício, o mais indicado é qualificar-se ao máximo e manter-se atualizado quanto às melhores práticas em sala de aula.

Dessa forma, poderá alcançar um bom patamar financeiro e ser feliz fazendo o que gosta.

cursos-para-professor-de-inglesE a faculdade de Tradução?

Além dos cursos para ser professor de inglês que já citamos, há o de Tradução e Interpretação.

O mercado de trabalho para quem escolhe cursar Tradução e Interpretação é composto por empresas do segmento do Turismo, de Eventos e mesmo da Educação, mas, nesse último caso, com ênfase no ramo das editoras e não das salas de aula. ONGs também se beneficiam muito com o trabalho desses profissionais.

Para quem sonha ser funcionário público, fique ciente que é possível conseguir uma vaga como tradutor e intérprete, sim!

Embora não seja um cargo muito abundante, ele existe e pode ser pleiteado por quem é formado nesse curso.

Entretanto, a expressiva maioria dos graduados em Tradução trabalha como freelancer, em casa, prestando serviços a empresas por meio de um computador conectado à internet.

Se você tem a intenção de ter uma carreira em home office, essa é a opção perfeita para você.

Rate this post


Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...