Fluência no Idioma | Inglês Fluente em 8 semanas funciona?

Atualizado em 21/05/2023

Hoje em dia somos bombardeados com dezenas de informações todos os dias e quando você não é um expert da área perguntas e afirmações como:

Inglês em 8 semanas funciona

Guia prático para aprender inglês em 8 semanas

Como ficar fluente em inglês em 1 mês 

Podem nos deixar confusos sobre o que é ou não possível, não é mesmo?

Verdade ou Mito?

Todas as semanas recebemos alunos, prospects e leitores nos perguntando sobre essas questões. Então decidimos escrever esse post para podermos ter uma explicação para tais perguntas.

Primeiro antes de entrarmos no assunto vamos dar uma olhada no nosso infographic para entendermos como anda o nível de inglês do povo brasileiro e se alguma coisa melhorou quanto a isso nos últimos anos que se passaram. Note que em 2023 os dados permanecem praticamente os mesmos.

Fluência no Inglês

 

 

 

 

 

 

Como pudemos observar no infographics o brasileiro ainda tenta, usa e abusa do famoso jeitinho até mesmo na hora de falar sobre o seu nível de inglês. E mediante a isso, as empresas estão ficando cada vez mais rigorosas em seu processo de seleção, fazendo várias entrevistas. As pessoas não percebem que isso funciona igual a uma bola de neve, e a tendência e se voltar contra elas.

Common European Framework

O CEFR ( Common European Framework) é uma escala comparativa de níveis no idioma que tem mais precisamente 6 níveis, indo do mais básico a fluência.

Estudos Realizados

De acordo com estudos realizados por universidades um aluno de aptitude mediana leva em média 120 horas de aula + 240 horas de estudo por nível, independente do idioma.

Análise

Quando levamos isso em consideração seriam necessários 6 x 120 horas + 6 x 240 horas = 2160 horas totais de aulas e estudos para se chegar a fluência no idioma. Vamos supor que você seja muito inteligente e consiga isso na metade do tempo. Ainda sim seriam 1080 horas ou seja você teria de estudar 18 horas de inglês por dia para conseguir.

Inglês Fluente em 8 semanas Funciona

Com nossa análise acima, você consegue ver claramente que a resposta para a questão o inglês fluente em 8 semanas funciona é relativa. Funcionar até funciona, se você for muito inteligente e conseguir se privar da sua vida por 2 meses para estudar 18 horas por dia. Caso não seja o seu caso, basta fazer o cálculo de 720 horas de aula + 1440 horas de estudo este é o tempo que se leva para ser fluente.

As Escolas Sabem

As escolas sabem dessa teoria e sempre que fazem essas grandes promessas, tem ressalvas no contrato como você aprenderá desde que faça X horas de laboratório, desde que não tenha faltas e por aí vai.

Reflexão sobre ficar fluente em inglês em 1 mês ou 8 semanas

Procure por instituições sérias que realmente se importam com o seu aprendizado e que possam lhe ajudar em seu caminho para tão sonhada fluência em inglês.

Pense primeiro e depois responda para si mesmo

Uma criança nascida nos Estados Unidos com pais Americanos depois que inicia o processo de aprender a falar com cerca de 1 ano, em 1 ou 2 meses já fala fluentemente?

Não né, então pare de ficar acreditando nesses gurus com comprometimento zero com o ensino de idiomas e aprenda com quem sabe de verdade.

Quantas vezes recebemos alunos que fizeram o curso XYZ em vídeo aulas apenas que nos dizem com orgulho que pagaram X valor e o curso era ótimo e blábláblá.

Mas quando perguntamos a eles o que aprenderam, os mesmos baixam a cabeça com um olhar de tristeza.

A LBE School

A LBE é uma instituição com mais de 17 anos de estrada, sucesso absoluto no meio executivo, que já preparou mais de 9552 alunos para exames como TOEFL, IELTS, SAT e PTE Academic.

 

Outros Artigos

O que cai no IELTS?

Melhores Escolas de Inglês em SP 2017?

 

1/5 - (1 vote)


Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...