MASP

Museu de Arte São Paulo

Desenho De Sao PauloO MASP foi fundado em 1947, pelo o empresário e mecenas Assis Chateaubriand, depois Assis convidou a arquiteta Lina Bo Bardi, para desenvolver o projeto arquitetônico e expo gráfica e o crítico Pietro Maria Bardi para para dirigir o MASP.

As primeiras instalações do museu na rua 7 de abril no centro da cidade, só em 1968 foi transferido para sua sede atual na avenida Paulista, é um dos principais pontos turístico é o mais visitado do estado de São Paulo, o prédio do MASP é famoso por sua estrutura, cores, e maneira como foi projetado, assim se tornando cartão postal da cidade.

As primeiras exposições ganharam notoriedade, é cada vez mais recebendo um grande número de visitantes.
O MASP na atualidade conta com mais de 10 mil obras incluindo objetos, pinturas, esculturas, e outras coleções de artes todo que abrangentes da América Latina, hemisfério Sul e seção de arte Brasileira, alguns acervos são permanente que é a exposição de longa duração da coleção do MASP, em uma sala ampla que fica localizada no segundo andar do museu, algumas exposições são temporárias, e exposições em parceria com outros museus de outros Países, permitindo trazer uma variedade de arte para o público.

Lina Bardi

Ao projetar o edifício a arquiteta Lina Bardi, planejou cavaletes de cristal para expor coleções, essa junção de obras parede e cavaletes ao remover as obras dos cavaletes, lembra um pouco os museus Europeus.
No museu suas salas são bem amplas, com capacidade de receber grandes quantidades de visitantes.
O acervo de artes dos museus, traz uma grande contribuição para a cultura do nosso país, essa contribuição com o mix de artes que representa a diversidade da arte moderna e um pouco da contemporânea, podemos ter um olhar crítico para aquilo que a arte representa, em algumas ocasiões seus criadores fizeram pensando no que elas podem representar para nós independente da forma que vamos olhar.
Na pinacoteca do MASP é um espaço amplo que foi utilizado um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de um espaço para expor as artes, com essa expo grafia permite que o público fique mais próximos do acervo de arte, assim tem uma visão melhor para escolher outros percursos para ver outras obras.
As obras de arte do museu destacam artistas internacionais e nacionais, entre os artistas internacionais estão eles Renoir, Picasso, Manet, Van Gogh, Delacroix, Degas, Cézanne, entre outros. Artistas nacionais são eles, Di Cavalcanti, Almeida júnior, Anita Malfati, e Cândido Portinari.

Acervo Permanente

No MASP conta com seu acervo permanente e de longa duração, recentemente o museu vem fazendo exposições individuais e coletivas, em 2017 com a exposição história da sexualidade, com o objetivo de estimular um debate com episódio recentes do Brasil e do mundo com questões em relação à sexualidade e os limites entre direitos individuais e liberdade de expressão. Para visitar essa exposição e para maiores de 18 anos, conforme atendendo a lei que está em vigência.
2018 história Afro-Atlânticas nesta seleção de arte tem em torno de 214 artistas do século XVI e XXI o movimento da arte entre a África, Europa, e nas América, isso contribuiu para a expressão de Pierre Edouard Leopold Verger ele foi um fotógrafo e etnólogo franco-brasileiro que dedicou uma parte da sua vida para aprofundar mais nos estudos da diáspora africana, a história dele contribuiu para uma formação de arte.
Essa exposição mostra que o Brasil foi o último País a abolir a escravidão com a lei Áurea. O MASP mostra uma história contextualizada em torno da história afro-atlântica
2019 história feminista/história das mulheres, vai ser contada em duas partes, dê acordoo com a atualidade e os tempos passados, onde as mulheres tiveram um papel importante no mundo e ao longo do desenvolvimento da cultura.
Vale salientar que essas histórias são fragmentadas não são definitivas, pois cada vez mais estamos em mudanças e essa é apenas o fato da atualidade ou que marcou o ano, em uma abordagem tanto em ficção ou mesmo na atualidade, ou com narrativas, políticas e pessoais.
O museu moderno tem como missão de unir o passado e presente de maneira crítica e criativa, com suas obras e artes visuais assim difundir o seu acervo com o público para trazer novas experiências acolhedoras e transformadoras, para nossa vida e identidade cultural.

 

Exposição

Acervo em transformação: comodato MASP Landmann- Têxteis Pré-Colombianos.
Primeira exposição dedicada ao comodato do MASP Landmann, que iniciou no museu em 2016, que vai ficar no período de 10 anos em exposição, são mais de 96 peças entres elas estão peças de cerâmicas, metais, objetos, têxteis e outros, confeccionados com uma variedade de técnicas para fazer tecelagem com fios de lã e algodão com fios naturais ou tingidos, usados para a arte.

Sala de Vídeo: Laura Huertas Millan
Artista e cineasta franco-colombiana Laura Huertas Millan, seu trabalho explora temas etnografia, a história da política, o exotismo, ficção científica e ecologia.
Nos últimos anos Laura Huertas dedicou ao desenvolvimento de filmes articulados em ficção etnográficas com imagem da realidade e criando novas narrativas, com ideias de trabalho, dinheiro, casamentos e também referências a liberdade.
Os vídeos representam um ciclo de história que são contadas das suas lutas de liberdade de mulheres feminista do MASP, que destacam mulheres artistas de diferentes nacionalidades com origens e gerações diferentes com o objetivo de gerar uma discussão do feminismo nos campos da arte e na cultura da diversidade.

Tarsila Popular

Tarsila do Amaral que representa o modernismo, é umas das maiores artistas Brasileira do século XX.
Referência e ponto de partida para, moradores, trabalhadores para dar início a manifestações que aconteceu ao longo desses anos.
Na plataforma do MASP o MASP Escola oferece cursos para todos os públicos interessados em arte, para iniciantes ou pessoas formadas na área, os são cursos oferecidos em quatro módulos, cursos de férias, cursos vespertino, estudos críticos e história da arte, também o MASP oferece bolsas de estudo para professores da rede pública.

Como chegar
Estação Trianon- MASP – Metrô Linha 2 Verde Av. Paulista 1578, São Paulo – SP

1
Olá, estamos online...
Powered by