museu do futebol

História

O Museu mostra história do futebol no País, inaugurado em 29 de setembro de 2008 no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, na zona oeste de São Paulo.
O Museu conta a história cultural do futebol, envolvendo três aspetos muito importante, história, emoções e diversão.
Na exposição, mostra como o futebol foi introduzido na cultura brasileira em 1986, o precursor do futebol no Brasil, foi Charles William Miller, em uma viagem para estudar na Inglaterra assim ele conheceu o futebol e quando retornou para O Brasil trouxe da Inglaterra o futebol para o Brasil, princípio o futebol só era praticado pela elite branca, e aos poucos o futebol se reinventou como o esporte de mestiços, negros, independente da classe social.
A história do Museu é contada em salas adaptadas, com muitas emoções e curiosidades.
O primeiro percurso começa a ser contado no térreo na sala grande Área, local de recepção dos visitantes, cujo as paredes são todas enfeitadas com bandeiras, cartazes e outras centenas de objetos que mostra a paixão do torcedor brasileiro pelo futebol e o amor por seu time favorito.
Quando os visitantes sobem para a primeiro andar se depara com um monitor virtual com as saudações de boas-vindas feitas pelo o rei do futebol Pelé, são em três idiomas, Português, Inglês e Espanhol. O museu foi planejado para receber com deficiência e necessidades especiais, é indicado para todas as idades.

Sala Pé na bola

Esta sala aborda imagens do futebol pelos os pés, no ponto de vista das crianças e adolescentes, nas imagens podemos observar crianças batendo bola, peladas, essas são de crianças brincando com a bola como o futebol representa uma paixão por todas nós brasileiros.
Sala Gols
Monitores são exibidos jogadas de vários craques brasileiros, que é como opção de você escolhe jogadas e gols, que você quer ver, e depoimentos de Garrincha
Sobre suas principais jogadas pela seleção Brasileira e pelo botafogo, há depoimento de outros clubes.


Sala Rádio

Os visitantes podem ouvir gols narrados por grandes radialistas consagrados, apresenta narrações de 15 locutores, que marcaram a época, de 1934 e 2006, neste espaço tem cabines onde o visitante pode escolher locuções que quer ouvir por meio de um dial.
Sala Exaltação
Nesta sala, são homenagens para a torcida de grandes clubes brasileiros, são em torno de mais de 30 de gritos de incentivo, cantos, com imagens e cenas emocionantes que marcaram as partidas de futebol, das mais famosas torcidas de clubes. É uma experiência incrível, parece que estamos numa partida de futebol, que podemos sentir toda a paixão do torcedor, pelo seu time favorito.

Torcidas Homenageadas:

● Santos futebol clube
● Sociedade esportiva palmeiras
● São Paulo futebol clube
● Sport Club Corinthians paulista
● Sport Club internacional
● Sport Club recife
● Grêmio Football clube
● ABC futebol clube
● América futebol clube
● Associação Portuguesa de Desportos
● Associação Atlética ponte preta
● botafogo de futebol e regatas
● Clube Atlético Mineiro
● Clube Atlético Paranaense
● Clube Regatas do Flamengo
● Clube Regatas Vasco da Gama
● Clube do Remo
● Clube Náutico Capibaribe
● Curitiba a Foot Ball Club
● Cruzeiro Esporte Clube
● Esporte Clube Vitória
● Fluminense Football Clube
● Fortaleza Esporte Clube
● Goiás Esporte Clube
● Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
● Guarani Futebol Clube
● Joinville Esporte Clube
● Paraná Clube Brasil
● Paysandu Sport Clube
● Santa Cruz Futebol Clube 
Sala

Origens: 
O futebol chegou na Inglaterra no século XIX, mas muitas pesquisas mostram que o jogo com a bola, já vinha se descoberto desde a China antiga há muitos séculos atrás, era um esporte muito parecido era praticado por soldados do Imperador Xeng Ti 2 5 séculos A.C. e outras pesquisas mostra origens do esporte na antiguidade. 
O esporte foi domesticado na Inglaterra onde teve que passar por regulamentações com algumas regras especificadas, e ao longo do tempo fui sofrendo mais algumas adaptações e regras foram acrescentadas, porque antes era mais para brincadeiras e aos poucos chegou como sendo um dos esperto mais importante e conhecido mundialmente.


Sala Herói

Nesta sala mostras, personalidades e jogadores de futebol, nas décadas de 1930 a 1940, heróis que representa a nossa identidade cultural, o educador Anísio Teixeira; o pintor Cândido Portinari; poeta Carlos Drummond de Andrade; Carmen Miranda, e outros poetas, pintores, músicos, o Brasil é um País de uma junção de várias culturas, assim se tornando a sua própria identidade do povo Brasileiro.


Salas Anjos Barrocos

São apresentados grandes nomes do futebol brasileiro, que contribuiu para ser contada a história do esporte no Brasil, como é reconhecido como país do futebol, porque só no Brasil tem um jeito diferente de se jogar futebol. São 25 homenageados, Falcão, Pelé, Zico, Gilmar, Didi, Garrincha, Carlos Alberto Torres, e outros.
As projeções dos homenageados são feitas em telas grandes com imagens originais dos jogadores os movimentos e jogadas que consagrou alguns dos craques.
Sala Rito de Passagem
Nesta sala mostra o episódio mais triste do futebol, quando a seleção Brasileira perdeu, perdeu o final da copa de 1950 contra o Uruguai, no Rio de Janeiro no Maracanã, esta sala foi adaptada com alta tecnologia que através de imagens e sons podemos sentir batidas de coração e angústia dos torcedores jogadores

Sala Pelé e Garrincha

A dupla perfeita com ótima sintonia e entrosação, assim se tornando invencível em campo, o diferencial deles era as jogadas e personalidade, os dois craques são referência em todo o planeta pelo futebol que eles jogavam, e pela passagem pela a seleção Brasileira.


Sala Copas do mundo

Com várias imagens representando os momentos da seleção brasileira seja nas derrotas e na glória.
O Brasil é o único país que participou nas copas realizados até nos dias atuais. 
Sala Passarela Radialista Pedro Luiz
O Nome da passarela foi dado em homenagem a Pedro Luiz Paoliello, um dos grandes radialista, como narrador e comentarista esteve em vários momentos importantes da seleção Brasileira na história.

Sala Números e Curiosidades

Mostra números de gols datas importantes, números de visitante no Pacaembu. Vista à arquibancada
Visão do estádio Pacaembu, em uma visão privilegiada onde aconteceu vários jogos importantes.

Sala Dança do Futebol


Movimentos feitos pelos jogadores, uma verdadeira expressão corporal mais linda.

Homenagem ao Pacaembu

Conta a história da construção e evolução do estádio.
É um dos museus mais visitados do Brasil como algumas salas são educativas em relação a história é da cultura brasileira, assim se tornando um passeio bem interessante para a família e para estrangeiros.
Endereço Museu Do Futebol
Praça Charles Miller,s/n São Paulo/ SP- Brasil Estádio Paulo Machado Carvalho – Pacaembu

 

1
Olá, estamos online...
Powered by