Parque do Jaraguá

Parque

O Parque Estadual do Jaraguá, está localizado na zona norte do Estado de São Paulo, o parque foi criado em torno do pico do Jaraguá para preservação da área. Ao chegar no topo temos uma visão da cidade e da LBE School em 360 graus, e há duas antenas de transmissão de sinal de ctv., e a Aldeia Tekoa índios nativos da Etnia Guarani, Pico é considerado o ponto mais alto da cidade de São Paulo, duas opções para subir até o pico, uma é pela estrada turística de carro, e a outra é deixar o carro no estacionamento do parque e subir pela a trilha pai zé.

Passeios para fazer no final de semana ou feriado sem gastar nada

Para os que amam a natureza e adoram aventuras, o parque do Jaraguá é uma ótima opção para estar com a família, é uma ótima de passeio romântico para fazer a dois, simples e divertido, assim dá para aproveitar o dia de sol para um piquenique, ou simplesmente ir para conversar ao ar livre longe do caos da cidade, e também para aqueles amigos aventureiros que adora aventuras e trilhas, o parque disponibiliza  estacionamentos, e não é cobrado nenhuma taxa.

O ambiente é ideal para ir, ar livre natureza, para prática de esporte, tem quadras poliesportiva, pista de skate, quiosques, parquinho para crianças e uma extensa área para fazer um piquenique, para contemplar a natureza ou para fazer uma meditação. tem um espaço com aparelhos de academia, são eles simuladores de caminhada, esqui, remada sentada, entre outros, oferecido aos visitantes e a população para prática de exercícios, esses aparelhos quando são usados corretamente, trazem ótimos benefícios para a saúde, ideal para os adultos, jovens e pessoas da terceira idade, mais nos próprios aparelhos tem instruções, o que facilita o uso, seja de manhã o pela parte tarde, é muito bom se exercitar ao ar livre.

Trilhas do parque

Trilha do pai zé – tem acesso até o pico 3,6 km de extensão, é 2h30 mais ó menos de percurso, indicados para adultos, o nível de dificuldade é considerado alto, a trilha está situada dentro da mata atlântica, na trilha podemos ver várias espécie da fauna e flora, da fauna encontramos lá, esquilos, macacos prego, tucanos, entre outros, já da flora encontramos figueira-branca, canjerana, jerivá, e outras espécies de árvores, no percurso tem algumas partes que tem uns níveis de dificuldade, que é na parte onde tem escadas e madeiras para apoiar, em outros pontos o chão fica escorregadio por conta de ser úmido na mata, mas a melhor parte é quando fica de frente para uma bela vista que dar para ver a cidade de São Paulo toda, pelo fato de ser o ponto mais alto de São Paulo, é uma experiência incrível para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Trilha do silêncio – ideal para aquelas pessoas idosas, crianças a partir dos 7 anos, pessoas com mobilidade reduzida ou portadora de alguma deficiência, o grau de dificuldade é fácil, por esses motivos não precisa ter muitas resistências física, a trilha é bem estruturada para aqueles que possui algum tipo de mobilidade reduzida, é acessível para cadeirantes, em todo o percurso da trilha possui corrimão, placas informativas em braile para deficientes visuais.

A trilha transmitir, sensação de tranquilidade, paz e um cheiro da natureza, no final da trilha podemos contemplar uma linda figueira-branca, e outras espécies de flora e fauna.
O percurso 1h30 é de extensão 700 metros (ida e volta).

Trilha da Bica – extensão 1 km, e percurso mais ô menos 15 minutos, nível de dificuldade é fácil, indicado para, adultos, idosos, crianças a partir dos 7 anos de idade, no caminho podemos ver bastante variedade na fauna e na flora, chegando na trilha da bica o resultado não poderia ser diferente do imaginado é vai te uma bica d’água, um lugar onde só escuta o barulho d’água, pois os sons de carros e outros barulhos estão todos abafados por conta da mata.

Alguns atrativos do parque
● Pico do Jaraguá
● Casarão Afonso Sardinha
● Mata atlântica
● Flora e Fauna
● Trilhas 
Dicas para aproveitar bem o passeio 
Para se sentir confortável no passeio nada melhor que estar preparado para o ambiente com roupas leves, tênis ou botas antiderrapante, assim evitar possíveis quedas pois o chão
bem úmido, para se proteger do sol chapéus, bonés, óculos de sol, e não pode faltar a garrafinha de água, protetor solar, para proteger dos raios solares, repelente para evitar picadas de mosquitos.
Um relevante é aproveitar todos esses cenários lindos que a natureza oferecer com segurança e conforto.
No parque tem paisagens lindas, uma ótima opção e lugar para tirar aquelas fotos com a família, amigos.
Uma parte muito importante que devo ressaltar, é que não podemos alimentar, os animais, pois pode trazer riscos para a saúde deles, pois muitas comidas que nós seres humanos comemos fazem mal para nós, imagina para os os animais silvestres que estão acostumados com os alimentos da natureza, ou alimentos da sua dieta oferecidos pelos biólogos que cuida da saúde dos animais e da sua alimentação, isso pode causar alterações ou desequilíbrio na fauna.
No parque tem placas informativas, orientando os visitantes do parque, a não alimentar os animais silvestres que vivem no parque, essa medida deve ser adotada por todos os visitantes não só neste parque mais nos outros que frequentarem também.
Em alguns lugares é proibido alimentar animais e isso implica em até ser multado, porque tem animais que aumentam a proliferação, e em outros casos os animais saem do seu habitat natural para caçar nas vias urbanas.

Dicas de Viagem

Ônibus que passam atualmente em frente do parque Estadual do Jaraguá.
● 8047 – Lapa- Jaraguá
● 8047-41- metrô Vila Madalena- Jaraguá
● 8040 – Terminal Lapa – Sol Nascente
● 8696 – Praça Ramos- Jaraguá
● 1019-10 Terminal Pirituba- Sol Nascente Como ir ao de Pico de trem. 
A linha de trem, que a estação Jaraguá pertence é a linha 7 Rubi da (CPTM), você tem a opção de descer nas estações, Vila Clarice, Pirituba, Jaraguá ambas da para fazer integração para os ônibus que passam em frente do parque. 
Localização: São Paulo Endereço: Rua Antônio Cardozo.

Leia também sobre o Museu do Futebol

1
Olá, estamos online...
Powered by