- 6 de September de 2019
- Postado por: lbeschool
- Categoria: Artigos
Você já sentiu que apesar de ter feito vários cursos de inglês durante a sua vida o seu inglês parece que estagnou?
Muitas pessoas como você chegam a nós com essa sensação e contam a história de como passaram de escola em escola de inglês sem obter nenhum resultado.
Cenários Comuns
Se você já se pegou dizendo coisas como:
- Acho que sou burro, não consigo aprender este troço
- Minha filha de 5 anos e suas amigas falam melhor do que eu
- Vejo filmes em inglês mas não aprendo nada
- Não consigo entender músicas em inglês
- A gramática parece tão complicada
- Parece que as outras pessoas tem uma maior facilidade para falarem, eu não tenho o dom.
- Estudo a 5 anos e ainda falo como uma criança
Há 17 anos ouvimos estas histórias tão comuns pelo país afora porém as pessoas nunca tentam enxergar a raiz do problema e tentar corrigi-las.
Uma criança leva os primeiros 5 anos de vida sendo exposta diariamente para começar a se comunicar com frases mais longas e em qualquer situação.
Então o que em sua sanidade lhe leva a acreditar que você com 1 hora de aula por semana, em alguns meses e ainda faltando por preguiça fará com que você fale melhor do que a criança em questão.
Você não aprende inglês não por que é burro, mas por que nem estuda de forma consistente e muito menos se expõe o suficiente.
Tente por na sua cabeça gente preguiçosa não consegue aprender inglês a não ser que tenha uma memória super dotada para não precisar praticar. E ainda assim você apenas saberia as palavras mas não conseguiria falar de forma natural, pois sua articulação travaria.
O mito dos filmes
Amigo assistir filmes inteiros em inglês de qualquer jeito é igual estudar para o vestibular com o Galvão Bueno gritando gol na televisão da sua sala ao mesmo tempo. Não é só assinar o Netflix para melhorar o inglês não.
Se quiser aprender algo com os filmes faça o seguinte:
- Passo 1: assista apenas um trecho do filme e não o filme inteiro, com legendas em inglês
- Passo 2: anote as palavras que você não sabe, procure no dicionário e depois forme frases
- Passo 3 :assista novamente o trecho do filme só que sem legendas agora
- Passo 4 :assista novamente o trecho do filme sem legendas e com o script impresso, agora você deixa o ator falar uma frase, pausa e repete
- Passo 5 :coloca as palavras novas em uma planilha e as revise todos os dias pelos próximos dias
Só assim o seu estudo de inglês se torna algo ativo e que irá produzir resultados.
Achou muito trabalhoso? Então fique aí fazendo do seu jeito, se enganando e tentando aprender inglês pelo resto da vida.
Lembra da Fábula da Cigarra e da Formiga? Pois é para aprender inglês você precisa mover seu traseiro preguiçoso e parar de ser a cigarra.
Não consegue entender músicas em inglês?
Músicas são geralmente cheias de gírias, palavras de uso cotidiano, escritas da maneira que é mais melódica e não necessariamente mais fácil. Sem contar que nem todos cantores cantam de uma maneira articulada e fácil.
Você tem que começar com ritmos mais lentos e músicas mais fáceis, lembre-se o estilo ou artista que você ama nem sempre é o ideal no começo. Pare de ser criança tentando escolher as coisas que gosta, estudo é igual antibiótico, nem sempre é gostoso mas cura.
Gramática de Inglês, complicada?
A gramática da língua portuguesa tem mais conjugações verbais do verbo ser do que a lista dos verbos irregulares juntos e o ser humano ainda diz que a gramática no inglês é difícil. Isso só pode ser uma piada.
Em português usamos formas de nos dirigirmos a autoridades como Meritíssimo, Vossa Excelência enquanto em inglês chamamos o presidente de MR President. Viu só como é mais prático?
O que você precisa para melhorar o seu inglês é deixar de ser preguiçoso, estudar de forma continua e seria e deixar os taboos e preconceitos de lado.
Tire da sua cabeça conceitos como eu não aprendo assim, isso não funciona para mim, eu acho que a melhor forma é.
No Brasil as pessoas fazem com o inglês igual fazem com a prescrição médica. Já ouviu aquela velha história do cara ir no médico, começar a tomar o remédio e no segundo dia ao se sentir melhor parar o tratamento?
Pois é e quando a doença volta o cidadão ainda acusa o médico que o remédio não prestava, não funcionava. Será que você não está fazendo o mesmo com o seu aprendizado?
Verdade Absoluta no Inglês
Fazer 1/3 do esforço gera 1/3 do resultado e não 100%A lei de Gerson não funciona para falar inglês, não tem jeitinho, malandragem o que quer que seja que funciona neste sentido.
Tome vergonha na cara e vá estudar de verdade para gerar resultados e conseguir sair do buraco.
Uma minoria fala inglês fluentemente hoje e garanto que você irá dar saltos mortais na sua carreira se fizer um pouquinho de esforço.