Dúvida Comum: Quanto cobrar por uma aula de inglês particular?

Quanto cobrar por uma aula de inglês particular é um tópico que frequentemente aparece em discussões em grupos de professores no Linkedin, Facebook e em blogs.

Dúvidas sobre nossa Aula de Inglês Particular?

Entre em nossa página aqui e tire suas dúvidas sobre como operamos.

Valorize seu Trabalho

Em outros países como o Japão professores nativos de inglês se reuniram em uma certa ocasião e definiram um valor mínimo pelo qual nenhum professor deveria cobrar menos e a formula funciona até hoje.

Uma das coisas que sempre devemos tomar cuidado como professores particulares é de não nós prostituirmos e desvalorizarmos o nosso trabalho. Muitos professores iniciantes ou até veteranos não entendem que precisam contabilizar não apenas a aula, mais o custo com o transporte, estacionamento e trânsito envolvidos no deslocamento. Pois quando se trabalha para uma escola de idiomas você ministra suas aulas em um único local e isso faz com que o seu dia renda mais.

Por exemplo enquanto em uma escola você consegue dar 3 horas de aula seguidas, pois quando um aluno termina o próximo já chegou, quando você precisa se deslocar até um aluno você perde 1 hora pelo menos no trânsito maluco de São Paulo até o trajeto e mais 1 hora para ir para o próximo cliente. Então embora você ganhe mais, está na verdade abdicando de 3 possíveis alunos em uma escola para atender a um único aluno particular. Isto tudo

Na minha opinião quando as pessoas nos perguntam o quanto cobrar por uma aula de inglês particular eu digo que se você trabalhasse em uma escola e ganhasse 50 reais por hora por exemplo, deve cobrar 3 vezes este valor para atender de forma particular. Pois é importante ter em mente o stress, cansaço fisico e mental causados pelo trânsito nas grandes cidades, sem contar que sempre se perde 10 a 15 minutos para entrar em um prédio, se apresentar e ter sua entrada liberada.

Em vários grupos de Facebook vejo profissionais reclamando que os clientes particulares não valorizam o serviço deles, porém a classe e desunida e não valoriza o próprio serviço.

Lembre-se sempre que ninguém lhe dará o respeito que você merece há não ser que você comece a exigir isso das pessoas.

Muitos de nós já escutamos de clientes, que se lhe derem um bom desconto indicarão vários amigos, colegas de trabalho e conhecidos. Meu conselho é, evite o máximo possível ceder no preço. Isto é o mesmo caso quando alguém embarca em um relacionamento não saudável e se ilude que a pessoa irá melhorar ao longo do tempo.

Reflexão

Pense! Se o seu trabalho não é valorizado no começo, o que faz você acreditar que será depois. Claro que existem alguns casos aonde o aluno realmente gostou do seu trabalho, quer fazer as aulas, mas realmente precisa de um descontinho. Porém em uma vasta maioria das vezes as pessoas apenas quer usar aquela velha história do tirar vantagem dos outros porque são malandros e mais espertos que você.

Então aqui vão pontos importantes a considerar quando precisar decidir o quanto cobrar por uma aula de inglês particular:

  • Tempo de deslocamento
  • Custo com transporte
  • Localização, afinal vários bairros pelo Brasil afora são perigosos
  • Custo do material a ser utilizado
  • Tipo de aluno (existem alunos que são mais fáceis de lidar do que outros)
  • Nível do aluno (isso define o quanto tempo de preparação será gasto para cada aula)
  • Custo de emissão da nota fiscal
  • Tarifa para uso do cartão de crédito se for o caso
  • A região do aluno oferece possibilidades para obter outros alunos no mesmo perímetro ou está fora da zona comercial

Espero ter ajudado a tirar suas dúvidas sobre quanto um professor de inglês cobra por aula particular.

1
Olá, estamos online...
Powered by