Questões para o teste SAT 2024

Universidades nos EUA e em alguns outros países (incluindo o Canadá e alguns países europeus) usam o Scholastic Aptitude Test, ou SAT, como é mais conhecido, como um dos exames mais populares do país para admissão na graduação. 

Este programa, administrado pelo College Board, também é conhecido como SAT Reasoning. A prova também é uma modalidade de ENEM aplicada em todo o país.

Isso se deve ao fato de funcionar como um exame único que é utilizado no processo seletivo e é aprovado por todas as instituições.

No artigo de hoje, temos o propósito de explicar como funcionam as questões para o teste SAT. 

Boa leitura!

O que é o SAT?

Muitas instituições americanas utilizam o SAT, um teste padronizado, como um dos requisitos na escolha de seus candidatos à graduação.

Os alunos podem optar por enviar os resultados do SAT ou ACT para universidades que utilizam exames para avaliar as inscrições.

Os alunos são responsáveis por selecionar suas melhores universidades e informar essas universidades sobre as faculdades nas quais planejam se inscrever.

Três áreas de conhecimento e pensamento crítico são avaliadas no exame: redação, leitura crítica (linguagem e compreensão) e matemática.

Cada seção do teste tem pontuação máxima de 800 pontos. A pontuação média do teste abrangente é 1.050, e o nível mais alto é 1.600 no geral.

Como funciona o SAT?

As duas seções obrigatórias do SAT são aritmética, leitura e gramática em inglês.

A pontuação do teste exigida varia de 200 a 800 pontos. 

E, o exame é concluído em papel e enviado ao examinador dos EUA.

Por fim, o teste levará três horas e cinquenta minutos para ser concluído.

Como fazer o SAT no Brasil?

O Nordeste, Norte, Sul e Sudeste do Brasil possuem instalações de testes aprovadas.

É importante lembrar que nem todo centro administra seis testes anualmente. 

Os alunos também devem ficar atentos se a prova será oferecida no dia desejado no centro da cidade que escolherem.

Divisão das questões para o teste SAT

Ainda mais importante do que ser uma autoridade nos assuntos necessários é se acostumar com a quantidade de tempo alocado para a resolução do teste. 

A duração total do exame é de cerca de três horas, com intervalos após as partes de leitura (10 minutos) e matemática (sem calculadora, em inglês é No Calculator) que tem duração de 5 minutos. 

Caso o candidato decida realizar a redação, o exame terá duração aproximada de quatro horas no total. 

Assim, após a última seção obrigatória e antes da redação, haverá mais uma pausa de dois minutos. 

O tempo de uma peça só deve ser utilizado para sua resolução, é fundamental ter isso em mente. 

Se você concluir uma seção do teste antes do esperado, não poderá passar para a próxima ou continuar de onde parou. 

 

Reading – 52 questões, 65 minutos

Basicamente, você deverá ler materiais e responder a questões de múltipla escolha relacionadas a diversas habilidades nesta área, incluindo:

  • Vocabulário: essencialmente, será mencionada uma palavra do texto, e a pergunta perguntará qual palavra da lista de opções melhor descreve o termo mencionado na passagem (texto).
  • Localizar o conceito principal: normalmente, a pergunta solicitará que você resuma o tema principal do trabalho como um todo ou em um parágrafo específico. É crucial que você tenha uma compreensão sólida da distinção entre a ideia principal e os detalhes para isso.
  • Encontre evidências nos enunciados para fornecer as respostas: quando você é solicitado a localizar evidências de uma resposta anterior, normalmente é solicitado que indique onde no texto você localizou essa prova. Se você não tiver certeza da resposta à pergunta apoiada pelos dados, analise cada linha que fornece a justificativa para cada possibilidade. Ao cruzar as duas questões, você descobrirá as soluções.
  • Analise tabelas ou gráficos: se o texto terminar com um gráfico ou tabela, os dados nele contidos estão relacionados ao assunto do texto e a pergunta irá desafiá-lo a compreender as informações contidas nele.

Você deve sempre cronometrar suas simulações se quiser ter um bom desempenho nesta área. Mesmo que 65 minutos possam parecer um longo período, lembre-se de que ler muito conteúdo exigirá tempo.

 

Writing and Language – 44 questões, 35 minutos

Os textos com partes destacadas em vermelho e números que designam os trechos sobre os quais a prova irá tirar dúvidas podem ser encontrados nesta seção. 

A maioria das questões nesta área diz respeito a estilos de escrita e gramática. Assuma o papel de editor de livros. Tornar a redação clara, sucinta, abrangente e coerente será sua tarefa neste caso.

E, a opção “Sem alteração”, entretanto, é uma resposta válida no SAT. Por isso, na verdade, nada precisa ser alterado se a passagem destacada estiver livre de erros. 

Ao mesmo tempo, regras gramaticais em inglês são obrigatórias para esta parte. Fique por dentro de algumas dos conteúdos exigidos na seção “Writing and Language”:

  • Concordância do verbo e sujeito: o verbo deve concordar com o sujeito, o que é crucial. Use a conjugação verbal apropriada para a pessoa verbal que o sujeito representa após verificar a pessoa da fala que ele representa.
  • Pontuação: a pontuação aparece novamente na seção Escrita e Linguagem do SAT. Familiarize-se com as regras para ponto e vírgula (;), dois pontos (:), vírgulas (,), ponto final (.), e outras pontuações para estar pronto para acertar esta seção.
  • Concordância de pronomes: a concordância verbo-sujeito e esta concordância são comparáveis. Mas, neste caso, você deve se concentrar no substantivo e no pronome que o segue. Observe qual escolha eles apoiam.

É preciso velocidade para ter um bom desempenho nesta seção. Você tem menos de um minuto para responder a cada uma das 44 perguntas nos 35 minutos previstos. 

Para adquirir as melhores habilidades de gerenciamento de tempo, você deve realizar vários exercícios cronometrados. 

Observe também que não é necessário ler as seções até o fim para começar a responder. 

Dessa forma, o cenário ideal é você ler e responder às perguntas à medida que as passagens destacadas ocorrem.

 

Matemática

Existem duas seções de matemática no SAT. Não será permitido o uso de nenhum tipo de calculadora na primeira. 

Mas para a segunda, você pode usar qualquer calculadora científica, algumas calculadoras gráficas e qualquer calculadora de quatro operações (embora isso não seja recomendado).

Uma lista de calculadoras aprovadas pode ser encontrada no site do College Board.

Certifique-se de que sua calculadora esteja operacional no dia do exame. Não se esqueça de incluir baterias extras. Você não receberá calculadoras adicionais do centro de testes e não é permitido compartilhar materiais com outros participantes do teste.

No SAT, a matemática é muito simples. Não existem instruções ou problemas extremamente difíceis que precisem ser resolvidos em uma determinada ordem. Mas isso não significa que ela não será obstinada. 

Neste tipo de teste, o tempo é o problema. As perguntas também podem ser um pouco desafiadoras. Não se esqueça de destacar as perguntas que são feitas. Dessa forma, você evita a necessidade de descobrir qualquer coisa que não seja solicitada.

 

No Calculator – 20 questões, 25 minutos

Existem 5 questões abertas e 15 questões de múltipla nesta seção. 

Você também receberá instruções sobre como responder às perguntas abertas na folha de respostas antes de ver as próprias perguntas.

 

Calculator – 38 questões e 55 minutos

São 8 questões abertas e 30 fechadas nesta área. Antes de passar às questões referidas, tal como na parte anterior, existe uma folha com instruções para colocar as respostas de forma livre na folha de respostas.

Procedimentos básicos não são realizados com calculadora no nosso dia a dia. Ainda assim, aproveite ao máximo este instrumento. 

Você também pode utilizar uma calculadora aqui. Se você puder usá-lo para agilizar cálculos básicos, faça-o com certeza!

 

Essay – 50 minutos

Ao vermos pela primeira vez a questão escrita do SAT e as orientações, podemos ficar surpresos porque estamos acostumados a escrever redações argumentativas para os testes de admissão mais difíceis do Brasil. 

Ao mesmo tempo, você localizará um texto pronto e fará uma análise sobre ele, em vez de sentar em uma cadeira para redigir um documento que justifique seu ponto de vista utilizando vários argumentos e um amplo repertório sociocultural. 

É por isso que é fundamental que você preste muita atenção à seção enquanto a lê e determine como o autor estruturou seu argumento para apoiar um ponto de vista específico.

Escrever uma redação explicando como o autor desenvolve um argumento para convencer o leitor de sua tese é um dos requisitos da prova. 

Também exige que você avalie a lógica do argumento e o uso de técnicas que apoiem a persuasão. É fundamental que você se concentre nas passagens mais cruciais do texto.

Procure evidências no material fornecido nesta parte que demonstrem o uso de recursos estilísticos e persuasivos pelo autor para persuadir o leitor do ponto de vista que o escritor está defendendo.

Três requisitos devem ser atendidos por sua redação: leitura, análise e escrita.

Os critérios de leitura verificam se você interpretou corretamente o texto, utilizou partes dele em seu ensaio e leu o texto base com compreensão suficiente para compreender sua ideia central e como detalhes adicionais se relacionam a ela.

Os critérios de análises determinam quão bem você foi capaz de analisar o texto base em seu texto como um todo. 

Aqui, é crucial que você inclua em seu texto os pontos mais cruciais do autor, bem como os detalhes de apoio a esses pontos. 

Além disso, é imperativo que você limite a parte do texto fonte que você analisa em seu texto ao que é realmente necessário para persuadir o leitor do seu ponto de vista.

A coerência, precisão gramatical e organização de sua redação serão consideradas na seção de escrita. 

Lembre-se de utilizar a variável padrão do inglês, mostrar um desenvolvimento claro de ideias, iniciar e terminar seu conteúdo de maneira satisfatória e variar seus padrões de frases.

Além disso, não se esqueça que é necessária uma caligrafia clara nesta seção do teste para que sua nota seja o mais equitativa possível. 

Então, curtiu nosso conteúdo de hoje sobre as questões para o teste SAT 2024?

Conta para a gente nos comentários!

 

5/5 - (6 votes)


Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...