Teatro Municipal

Teatro Municipal De São Paulo

A ideia dos barões do café de construir na metrópole Paulista uma casa de espetáculo, com referência europeias, foi criado para a elite paulistana da época que ansiava por centros culturais.
A construção do Teatro Municipal começou em 1903, e construção pelo escritório de Ramos de Azevedo, o Teatro municipal de São Paulo foi inaugurado oito anos depois em 1911 o espetáculo teve início com abertura da ópera o Guarany, de Carlos Gomes e depois com encenação ópera de Hamlet, foi um marco muito importa para a cidade de São Paulo, pois a construção foi considerada arrojada para a época, no início o teatro era o ponto cultura para a cidade um ponto de encontro para lazer e de conhecimento em relação a óperas, peças teatrais, e orquestras, hoje em dia é um espaço para todas as pessoas, onde tem vários tipos de apresentações, e alguns espetáculos gratuitos.

Por que é importante?

O Teatro Municipal tem a sua importância diante dos músicos, dos artistas que já apresentaram e apresenta no teatro municipal, é considerado um dos palcos mais respeitados do Brasil, que melhor apresenta produções líricas, grandes artistas já apresentaram no palco do municipal como, Pietro Mascagni, Vilas-Lobos, Enrico Caruso, Vaslav Nijinski, Bidu Sayão, Benito Maresca, Guiomar Novaes, Arthur Rubinstein, Ella Fitzgerald, Maria Del Monaco,Duke Ellington, Francisco Mignone, Isadora Duncan, dentre muitos outros artistas.
A Sala de espetáculo com uma estrutura imponente, que está localizada no coração do teatro, onde tem as apresentações dos grupos artísticos do teatro, e de outros artistas quem vem de fora para fazer apresentações.
Salão nobre foi inspirado na galeria de espelhos do palácio de Versalhes, na sala o teto chama muito a atenção pela a pintura que tem no teto, essa pintura foi feita por um pintor brasileiro, que fez a representação do teatro na Grécia antiga, boa parte dos ornamentos do teatro municipal vieram de fora do Brasil, como os mamoré e outros objetos de decoração esse espaço fica aberto para os visitantes, quando vai em alguma apresentação no teatro. Salão dos arcos está localizado no subsolo do teatro, as paredes foram feitas inspirada nas antigas construções romanas, esse espaço hoje é usado, para exposições, eventos e coquetel de estreias de óperas municipais, outros eventos do teatro, a cultura brasileira está sendo muito influenciada pela a cultura europeia.
Teatro Municipal já passou por três reformas depois da construção, foram feitas algumas adaptações, para atender algumas demandas de públicos e alguns espaços teva a estruturas adaptadas, para um melhor funcionamento.
Grupos Artístico Do Teatro Municipal de São Paulo
Quarteto da Cidade de São Paulo
Corpo artístico que faz parte ao Teatro Municipal, o Quarteto de Cordas da Cidade de São
Paulo foi criado por iniciativas de Mário de Andrade em 1935, no principio era chamado de Quarteto Haydn, grupo foi criado com o intuito de difundir a música clássica, e incentivar os compositores brasileiros a criar repertórios novos para o gênero, logo após essa iniciativa novos compositores foram surgindo.
O quarteto faz apresentações no Brasil e no exterior, nos concertos o quarteto apresenta uma variedade desde a vanguarda e os tempos atuais.
Atuais músicos que formam o quarteto são: Betina Stegmann com violino, Marcelo Jaffé com viola, Nelson Rios com violino, e Rafael Cesário com violoncelo.
Orquestra Experimental de Repertório
Criada em 1990 pelo maestro Jamil Maluf, na composição do grupo com repertórios abrangente e diversificado, é formado por 99 instrumentista, o objetivo da orquestra e forma músico da mais alta qualidade, faz parte do corpo artístico do Teatro municipal de São Paulo, atuando nas temporadas líricas.

Balé da Cidade de São Paulo

Balé da Cidade de São Paulo
Atualmente está sob direção de Ismael Ivo, corpo artístico faz parte do teatro municipal, é formado por 34 bailarinos, o corpo de balé possui um grande repertório de coreógrafos, com um grande sucesso de crítica e públicos, faz apresentação por todos os pais.
Coro Lírico Municipal De São Paulo
É um dos corpos artístico do Teatro Municipal de São Paulo, sob regência de Mário Zaccaro.
O coral lírico atua na montagem de ópera para as temporadas no teatro municipal, sua formação é em torno de 84 cantores que faz apresentações regulares como solista nos principais teatros país.
Coral Paulistano
Criado por Mário de Andrade, com o intuito de levar música ao Teatro Municipal do Estado de São Paulo, seu público alvo a elite paulistana, que queria mostra com intenção de leva
Ao conhecimento o movimento nacionalista dos compositores entusiasmados da época, e deu certo a ideia de música no teatro, hoje temos, músicas e musicais.
Orquestra Sinfônica Municipal
No século XX as óperas encenadas eram de companhias e produções estrangeiras em especial da Europa, pois no Teatro municipal de São Paulo não contava com grupos e instrumentos adequados para uma composição de um grupo próprio.
A orquestra sinfônica municipal – OSM, atualmente está sob a regência do maestro Roberto Minczuk.
Visitas Educativas
Nos períodos de férias uma boa opção de esta frequentando o teatro Municipal de São Paulo, os ingressos para a Praça das Artes e para o teatro municipal de São Paulo podem ser reservados via internet ou até mesmo no local no teatro municipal.
Tem horários específico para algumas visitas como as visitas em inglês para estrangeiros, e em libras para aquelas pessoas com necessidades especiais. O teatro é um ótimo local para toda a família, para conhecer a cultura das músicas eruditas.
Complexo cultural a Praça das Artes sede da escola de dança e escola municipal de música de São Paulo, criada para atividades voltadas ao Teatro Municipal, e dedicado à dança, teatros, exposições e música, com a criação da praça das artes resolve os problemas, que havia nos bastidores do teatro municipal, como falta de espaço para os artísta fazer troca de roupa e ensaia.
A fundação Teatro Municipal de São Paulo é uma instituição de domínio público que é veiculada com a Prefeitura do Município de São Paulo, esse vínculo foi criado com o objetivo de administrar, os corpos artísticos que faz apresentação do teatro.
Teatro Municipal
➢ Praça Ramos de Azevedo Sé – São Paulo

1
Olá, estamos online...
Powered by