Guia Definitivo do Teste GMAT

TESTE GMAT: ENTENDA TUDO SOBRE O PRINCIPAL TESTE NA ÁREA DE NEGÓCIOS!

Esclareça aqui suas principais sobre o exame GMAT e fique muito mais preparado para prestar a prova!
O teste GMAT (Graduate Management Admission Test) se trata de um dos principais exames para a admissão em escolas de negócios e administração no exterior.

Nesse sentido, essa prova tem se tornado cada dia mais a porta de entrada para milhares de estudantes em programas de MBA fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e Europa. Por isso, essa avaliação padronizada acaba por gerar um certo alvoroço entre os estudantes da área. Qual o motivo disso? Basicamente por que estamos falando de uma forma de avaliar o potencial acadêmico em uma prova super concorrida, a nível mundial.

Para você ter uma dimensão da abrangência da prova GMAT, essa já é aplicada em mais de 1.500 instituições em cerca de 80 países, ou seja, é exigido um nível de preparo impecável.

 

Mas, relaxe e fique tranquilo, pois no tema de hoje apontaremos quais são as dúvidas mais recorrentes do exame gmat.

Assim, você sanará todas as suas questões sobre o assunto e estará um passo à frente dos concorrentes! Vamos nessa?!

Índice de conteúdo:

– Entenda o que é teste GMAT
– Quem são os candidatos da prova GMAT?
– Como funciona o exame?
– Como participar?
– GMAT ou GRE?

Entenda o que é teste GMAT

Se você está lendo esta matéria, com certeza você já se perguntou: “o que é GMAT?”, não é mesmo?
Embora tenha muita informação e conteúdo na internet sobre o assunto, muitos candidatos ainda tem dúvidas sobre do que realmente estamos falando.

Então, para não restarem mais confusões, podemos definir o teste GMAT como sendo um teste americano para o ingresso em escolas estrangeiras.
O Graduate Management Admission Test é administrado pela Graduate Management Admission Council e tem como principal objetivo a avaliação de aptidões de estudantes da área de negócios e administração de empresas.

Além disso, o exame também auxilia em processos de seleção para cursos estrangeiros de renome em MBA (Master of Business Administration).
Sendo assim, estamos nos referindo à um exame super importante e decisivo, sendo considerado o padrão de excelência quando o assunto é admissão em programas de pós-graduação na área.
Mas, afinal, quem pode realizar a prova GMAT? Quais são os candidatos de interesse? Confira mais detalhes a seguir!

– Quem são os candidatos da prova GMAT?

Como já mencionado, o teste gmat é focado para os estudantes e profissionais que pretendem ingressar em um programa MBA fora do país.
Mais especificamente, estamos falando de um público das seguintes áreas de conhecimento:

  • Administração de empresas
  • Finanças
  • Negócios
  • Políticas Públicas
  • Relações Internacionais


Por isso, se você tem interesse em seguir em alguma dessas áreas, saiba que é de suma importância se preparar para o teste GMAT.
O GMAT deve ser a sua primeira escolha se deseja se tornar um profissional de sucesso na área de negócios, onde mais de 10 milhões de candidatos já obtiveram bom desempenho na prova.
Está curioso sobre como é feito o exame? Qual a estrutura da prova? Veja mais detalhes no tópico a seguir!

 

– Como funciona o exame?

Uma das mais maiores dúvidas do teste gmat é quanto ao seu funcionamento, ou seja, como é feito, o tempo para as questões, as notas obtidas, enfim.
Então, para você esclarecer de uma vez por todas isso, separamos a seguir algumas informações valiosíssimas!
Basicamente estamos nos referindo à uma prova que tem tempo de duração de no máximo 3 horas e 30 minutos, onde a pontuação mínima exigida é 200 pontos e a máxima de 800 pontos.
Entretanto, a maior surpresa com relação à prova gmat é que a mesma não avalia especificamente conhecimentos voltados ao campo dos negócios.
Nesse sentido, a matemática para gmat é muito tranquila, considerando que na estrutura da prova são avaliadas um total de quatro habilidades, como:

  • Matemática
  • Análise de dados
  • Análise verbal e de leitura
  • Redação e escrita analítica


Por isso, nada de entrar em pânico antecipadamente, pois com preparação é possível garantir uma pontuação satisfatória, visto que estamos falando de uma prova que mede principalmente a “inteligência mental” do candidato.
Além do mais, a prova gmat é feita de forma interativa, isto é, o exame permite que a dificuldade das questões seja diferenciada de acordo com o desempenho do estudante.
O que isso significa? Basicamente que se você se sair bem no início, questões com maior nível de dificuldade serão abordadas e vice-versa.
De modo geral, as primeiras questões da prova são de nível médio e por meio desse nivelamento seguirá as próximas questões, que podem ser mais fáceis (menor pontuação alcançada) ou mais difíceis (maior pontuação).
Então, sua nota será baseada no que você sabe, sem estresse de não conseguir responder as questões!
Bom, agora que você já conhece mais sobre a estrutura e como é realizado o teste GMAT, é hora de conferir como se inscrever. Vamos lá?!

– Como participar?

A primeira coisa que você precisa saber nesse tópico é que o exame é realizado apenas em centros aplicadores credenciados, onde atualmente há cerca de 600 espalhados ao redor do mundo.
Mas, o ponto de maior destaque e que merece todo o seu cuidado é com relação a frequência em que o candidato poderá se inscrever, considerando que é permitido um máximo de cinco vezes anualmente.

Tendo noção disso, o próximo passo é acessar a página do exame  e conferir as datas disponíveis e os centros de teste mais próximos a você.

Para os brasileiros, há a possibilidade de realizar a prova em cinco centros de teste, localizados em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Quanto ao valor do teste GMAT, o candidato pagará uma taxa de USD 250, sendo que em alguns países ainda poderá ter um adicional para a taxa de inscrição.
Mas, afinal, como é dada a sua pontuação? GMAT ou GRE? Saiba mais detalhes logo abaixo!

– GMAT ou GRE?

Mesmo sendo um exame muito concorrido entre os candidatos, saiba que apenas a nota obtida no teste gmat não é um fator decisivo, considerando que há outras etapas importantes no processo de seleção.
Porém, nas seleções para processos MBA internacionais é muito importante se preparar e tirar uma boa pontuação, uma vez que é o exame mais aceito nas instituições de ensino de prestígio.
Com isso, muitas pessoas ficam em dúvida onde são aceitos os resultados do GMAT e do GRE.
Por isso, é importante esclarecer que as melhores escolas aceitam unanimemente o exame GMAT, mas para as notas mais inferiores há instituições que aceitam o GRE.

Um bom exemplo disso é a Ross School of Business, que tem em seu quadro um total de 19% de estudantes ingressantes pela prova GRE e o MIT com 18% (escolas mais concorridas), enquanto na Questrom School of Business são admitidos cerca de 30% dos alunos pelas notas GRE.
Portanto, esperamos ter lhe ajudado a saber mais sobre o teste GMAT e tenha em mente que se trata de uma prova de alta pressão, visto que há pouco tempo para responder cada sessão.
Mas, nada que um bom preparatório com exames e consultores especializados no assunto e um simulado gmat não lhe ajude a garantir uma boa pontuação!



Leave a Reply

1
Olá, estamos online...
Powered by