Um estudo indica que apenas 11% das escolas possuem conectividade à Internet que atende aos requisitos de velocidade necessários

Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apenas 11% das escolas municipais e estaduais do Brasil possuem conectividade à internet com velocidade suficiente.

A pesquisa, abrangendo 32.379 estabelecimentos públicos de ensino com mais de 50 alunos, revelou que apenas 3.640 dessas escolas possuíam velocidades de download iguais ou superiores a 1 Mbps, conforme estipula a Estratégia Nacional para Escolas Conectadas (Enec) do governo federal.

Paulo Kuester Neto, supervisor de projetos de ciência de dados do NIC.br, enfatizou a importância de ter uma conexão de internet adequada para atender às necessidades educacionais, como streaming de filmes e navegação na web.

O objetivo de definir o parâmetro de 1 Mbps por aluno durante o turno mais longo é garantir que todos os indivíduos sejam capazes de realizar tarefas online essenciais.

Embora o Ministério da Educação (MEC) tenha feito esforços para melhorar a conexão nas escolas públicas, ainda é necessário um maior desenvolvimento.

O estudo revelou ainda que a velocidade média de download por aluno passou de 0,19 Mbps em 2022 para 0,26 Mbps em 2023.

Existem também  discrepâncias regionais notáveis em termos de cobertura e qualidade da ligação.

A região Norte apresenta os mais baixos níveis de cobertura e qualidade de conexão, sendo particularmente atingidos estados como Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Pará.

Além disso, a região Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, também enfrenta desafios.

Por outro lado, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás apresentam as maiores velocidades.

Do total de 137.208 escolas estaduais e municipais do país, 89% possuem acesso à internet.

Porém, apenas 29% destas escolas têm dispositivos de internet suficientes para os alunos, com uma média de um dispositivo para cada 10 alunos durante o período escolar mais longo.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

 

Leia também:

Rate this post


Leave a Reply

Open chat
1
Olá, estamos online...